top of page

Lugares para correr em SP

Quem nos acompanha sabe que o blog anda um pouquinho abandonado. Na verdade, nós estamos deixando a desejar também nos treinos. Isso tem acontecido por motivos variados como lesões, mudança de emprego e a velha — e nada boa — preguiça. Mas em breve estaremos de volta firmes e fortes! Enquanto isso, vamos falar um pouco sobre os lugares onde costumamos treinar e darmos algumas sugestões aqui em Sampa!

Na Correria de São Paulo

Quem vive a correria do dia a dia de São Paulo sabe que, muitas vezes, a opção mais fácil é correr na esteira. Claro que existem pessoas que treinam nas ruas, mas nós ainda achamos um pouco perigoso. O desrespeito no trânsito e a violência ainda são fatores que pesam. Então, pelo menos aos fins de semana, vale a pena buscar opções diferentes.

Lugares para correr naturalmente


Por ser uma cidade onde a poluição atinge altos níveis frequentemente, praticar atividades físicas em áreas abertas e arborizadas trazem diversos benefícios. Além da possibilidade de respirar ar puro, estar em contato com a natureza trás sensação de bem estar, tranquilidade. O terreno irregular coloca outros músculos para trabalhar e proporciona um gasto maior de energia. E, de quebra, você ainda deixa seu nível de vitamina D em dia. E o que não falta em São Paulo são parques com infraestrutura específica para essa finalidade.

Parque do Ibirapuera/SP

Parques para correr em São Paulo


Neste post vou falar dos que costumamos frequentar, portanto, além das informações úteis, vou dar um pouquinho da visão real de usuária.

Parque Ecológico da Vila Prudente


Bem perto de casa temos o Parque Ecológico Professora Lydia Natalízio Diogo, mais conhecido como Parque Ecológico da Vila Prudente. O nome é pomposo mas o parque é bem pequeno. A pista de corrida/caminhada tem 1.300 metros, é bastante arborizada e com bebedouros durante todo o percurso. A dificuldade é média, porque possui muitas subidas e descidas, então é um pouco puxado para quem está começando. Corremos por lá poucas vezes.

Pontos Positivos:

  • As sombras proporcionadas pelas árvores, refrescantes em dias quentes;

  • Mesmo não tendo estacionamento interno, sempre encontramos uma vaguinha nas ruas em torno do parque;

  • Nunca está muito cheio.


Parque do Ibirapuera


O parque que mais costumamos frequentar para correr é o Parque do Ibirapuera. Para nós é um pouco distante, mas achamos que é um dos melhores. Mas isso só se você chegar lá antes das 8h da manhã. Depois desse horário seu treino vai se transformar em uma verdadeira corrida de obstáculos!. É muita gente caminhando, andando de skate, patins, etc.. No final da tarde então, nem pensar em correr!

O parque possui uma ótima infra estrutura, com lanchonetes, banheiros e bebedouros. Mas o que mais gosto é do tamanho da pista de corrida/caminhada. Ela possui 3.000 metros — pistas muito pequenas acabam sendo monótonas, já que você fica vendo a mesma paisagem várias vezes. Afinal, saímos da esteira para variar o cenário também né?? O parque conta também com uma pista de cooper com terra batida e pedrinhas de 1.200 metros, mas essa nunca utilizamos. Possui um grande estacionamento interno, mas é necessário o uso do cartão de Zona Azul.

Pontos Positivos:

  • Infraestrutura

  • Comprimento da pista de corrida


Parque do Povo

Em um fim de semana acabamos perdendo a hora e ficou tarde para irmos ao Ibirapuera e, como não estávamos afim de treinar na esteira de todo dia, resolvemos conhecer o Parque do Povo. Descobrimos um oásis na beira da Marginal Pinheiro. Por ser em uma área elevada tem uma vista bem legal.

A pista de corrida não é muito longa, possui 1.400 metros, não tem muitas elevações. Ótima para um treino mais tranquilo. O parque é muito bem conservado, possui estações de exercício e alongamento, banheiros e bebedouros.. Não é muito cheio, começa a ficar um pouco mais populado após as 9h30, mas nada comparado ao Parque do Ibirapuera. Não possui estacionamento, nem muitas vagas nas ruas adjacentes. Mas é bem pertinho da Estação Cidade Jardim da CPTM. É pouco arborizado, o que em dia de sol forte pode causar incômodo.

Pontos Positivos:

  • Infraestrutura e limpeza;

  • Acesso fácil por transporte público;

  • Ambiente familiar.


Parque Villa Lobos


O próximo parque que queremos "testar" é o Parque Villa Lobos. Já fomos algumas vezes para pedalar mas nunca para correr. Ele também não é muito arborizado, mas é bem extenso. É um parque bem família, com diversas opções de lazer, por isso está sempre bem cheio. A estação Villa Lobos da CPTM fica praticamente dentro do parque, e para quem vai de carro tem um imenso estacionamento. Possui banheiros e bebedouros.

E você? Onde costuma correr? Gosta de correr na rua? Conhece algum parque diferente? Nos conte um pouco da sua rotina de treino!


Informações úteis:


Parque Ecológico da Vila Prudente

Rua João Pedro Lecór - Jardim Avelino, São Paulo - SP

Horário de Funcionamento: 6h às 22h (diariamente)

Telefone: (11) 2910-8774


Parque do Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

Horário de Funcionamento: 5h às 0h (aberto 24h de sábado para domingo)

Telefone: (11) 5574-5045


Parque do Povo (Parque Mário Pimenta Camargo)

Avenida Henrique Chamma, 420

Horário de Funcionamento: 6h às 22h (diariamente)

Telefone: (11) 3073-1217


Parque Villa Lobos

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001

Horário de Funcionamento: 5h30 às 19h (no horário de verão, até às 20h)

Telefone: (11) 2683-6302



bottom of page