top of page

Ayrton Senna Racing Day


No dia 22/11 aconteceu a Ayrton Senna Racing Day no autódromo de Interlagos e foi show, apesar dos pequenos probleminhas que aconteceram.


Mas vamos começar do início...


Tudo começou no final de julho quando as inscrições abriram e era hora de montar a equipe.

Convidamos alguns amigos... uns toparam na hora (no caso do Erasmo e da Giselle) e outros infelizmente não...

Mas aos poucos fomos conversando com amigos, que trouxeram outros amigos... e a equipe "Tã-tã-tã" com 8 integrantes estava montada. Cada um teria que correr 5.250 m, ou seja, uma volta em Interlagos.


Criamos um grupo no Whatsapp e a partir daí fomos trocando msgs sobre os treinos, os 'não-treinos', evolução da corrida, estimativa de tempo q cada um queria fazer e por aí vai...


A retirada do kit foi até tranquila, apesar do local ser um pouco apertado para o tanto de gente que estava lá... aconteceu num empreendimento da Gafisa.

Nem tínhamos visto o kit direito e no Facebook já tinha um monte de gente reclamando da qualidade da camiseta.


Estava aí o problema número 1. Logo os organizadores da prova falaram que tiveram problema com o fornecedor...

Teve equipe que nem camiseta tinha no kit. Acho q demos sorte e os nossos ainda tinham as camisetas 'ruins'.

Pra piorar, a camiseta "finisher" que seria entregue após a prova, foi cancelada.

Prometeram reverter este erro entregando um novo conjunto de camisas para as equipes após a prova, sem data definida. Isso ainda não aconteceu!!!


No dia da prova já sabíamos que o trânsito poderia ficar ruim e fomos bem cedo, chegando no autódromo às 6h. Largada programada para as 7h (para o primeiro integrante de cada equipe)


O tempo estava bom... meio nublado... probabilidade de chuva bem baixa e tudo indicava que o sol não castigaria os corredores. (puro engano... por volta das 9h ele apareceu)


A prova começou e lá foi nosso amigo Erasmo... disparando pela reta principal e sumindo no S do Senna... (na verdade eu nao vi nada disso, mas sabia q ele estava no meio daquela multidão... hahaha).

Logo em seguida partiu a Giselle (esposa do Erasmo) e aí começa aquela conversa... quem acabou de correr falando que é difícil... que a subida é tensa... q tem outra subida... tudo isso só faz aumentar a ansiedade dos próximos... hehehe... sensação bem legal essa!!!


Chega a Gi... parte a Samantha...

Ah... aqui vale falar um pouco sobre o ponto de transição... achei que ficou meio bagunçado, apesar de nao poder entrar todo mundo da equipe. Os tapetes de marcação de tempo estavam distantes e vi várias pessoas reclamando dos seus tempos. Inclusive os nossos ficaram diferentes daqueles que nossos frequencímetros marcaram.


Então... lá foi a Samantha e eu comecei a fazer contas pra saber qdo ela ia chegar...

Aí a ansiedade aumenta... a minha vez estava chegando... alonga daqui... alonga dali... olha no relógio... olha se a Samantha tá chegando... anda pra um lado... anda pra outro...

Lá vem ela... coração acelera... pego a pulseira de transição, dou um beijo na Samantha (ofegante) e começo minha prova.


A estratégia era segurar o pace no início para ir com tudo na famosa e maldita subida na última parte da prova, mas o S do Senna é uma baita descida e nao tem como segurar... vc acelera e vai embora com tudo...

Chegando na reta oposta mantive um bom ritmo e qdo completei o primeiro km olhei q meu pace estava abaixo de 5 min/km. Nunca corri tão rápido e agora entendia porque a minha canela tinha começado a doer. "Falei" pra ela: pode doer... vai assim até o fim!!! hehehe


Mantive o ritmo e no segundo km estava com 10 minutos de prova... meu melhor tempo até ali.

Só que a partir daí é um tal de sobe e desce danado...


Tem lugar do circuito q vc olha pra frente e vê o povo lá em cima fazendo uma curva... aí vc pensa "putz... até eu chegar lá"... aí qdo vc chega, vc olha pra trás e vê a galera lá embaixo ainda... heheheh... e de novo pensa "caramba... agorinha eu estava lá".


Passa o km 4 e vem a subida onde 95% das pessoas (minha estatística... rsrsrs) andam. Coloquei na minha cabeça q nao ia andar... só que subir correndo e andando ali dá praticamente a mesma velocidade... rsrsrs... mas nao andei... olhei pro lado e tinha um outro corredor se esforçando pra nao andar... ficamos lado a lado e sem nos conhecermos, sei que um deu força pro outro continuar.


Finalmente terminei de escalar o 'Everest' e olho lá looooonge a linha de chegada. É incrível como aparece força e as dores somem.


Acelerei no final e bati meu recorde nos 5km com 28min50seg. Primeira vez que abaixo dos 29...


Entao passei a pulseira para o Birle q disparou em seguida. Depois foi o Ricardo... Rafael e por fim o Daniel (que sofreu bastante com o sol).


Problema 2: a hidratação da prova deixou um pouco a desejar, principalmente para os últimos corredores.


Pegamos a medalha e ficamos lá até o final. Tiramos foto, comemos coxinha (que feio, né? rsrsrs) e fizemos umas comprinhas.


Problema 3: na hora de ir embora ficamos mais de 1 hora presos no trânsito que se formou dentro do autódromo. Só tinha uma saída pros veículos e isso foi bem ruim


Apesar dos pesares, foi uma prova mto legal... a equipe que formamos foi 10... e correr em Interlagos é uma emoção mto forte.

Além do mais, participar desta prova que direciona todos os recursos para o Instituto Ayrton Senna em prol da educação brasileira é uma honra.


Valeu equipe Tã-tã-tã... valeu Ayrton Senna.


Ano que vem estaremos de volta e quem sabe dando 2 voltas...


Bora correr?


bottom of page