top of page

Convidada: Daniela Fontes

Hoje temos mais uma convidada especial que compartilhou conosco sua história com a corrida. A Daniela Fontes (@daniela.ofontes) que conhecemos através do Instagram e aceitou compartilhar conosco seu emocionante e inspirador depoimento. Obrigada Dani!!


1) O que a motivou a começar a correr?

Em 2012, então com 35 anos, descobri que estava com câncer na mama e passei por todas aquelas etapas de uma paciente oncológica: operação com quadrantectomia e linfadenectomia axilar, quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia. Atualmente, estou em tratamento na minha “sobrevida” por 5 anos. E nesta nova fase ganhei mais de 25 kilos, perdi meus cabelos na época, mas mantive sempre o bom humor.


Quase 1 ano depois, voltei para academia, mas mesmo assim a perda de peso estava muito difícil, eu tenho uma dieta especial para não baixar a imunidade - comecei a entristecer por conta disso.


Numa tarde de Outubro de 2013, passeando pelo shopping Eldorado de São Paulo, vi que teria uma corrida chamada “Corrida e Caminhada pela Paz”. Achei muito legal, principalmente pelo motivo de você correr pela Paz, pelo Amor, pela Amizade – e o valor era muito em conta mesmo (R$20,00). Porém, era pra fazer 7 km: eu nunca corri na minha vida e estava meio debilitada ainda após o tratamento... Isso me deixou realmente com muita excitação para participar, mas também com muito medo!


Ao comentar com minha amiga e professora da academia, ela me disse que iria comigo então, e que eu poderia caminhar e ela estaria ao meu lado para qualquer eventualidade no percurso. Sendo assim, comprei meu kit – e já foi com grande entusiasmo que fiz a retirada dele: vi tanta gente, mas tanta gente: todas as idades, raças, mulheres, crianças, homens... Isso me deixou maravilhada!


No dia da corrida, levantei as 5:30 hrs da manhã, cheguei até o local da corrida que seria lá no Ibirapuera, e quando vi todos de camisetas – uns correndo pelo Amor, outros pela Amizade, outros pela Paz – meus olhos se encheram de lágrimas! Nunca pensei que tantas pessoas estariam ali, bem cedo em um domingo, para uma corrida de rua! Foi muito emocionante mesmo! E eu estava ali com eles, correndo pelo Amor – e tudo aquilo que eu passei por conta da minha doença saiu pela minha garganta quando eu “dei a largada”.


Eu consegui “trotar” por uns 20 minutos e o resto da corrida fui caminhando com passos rápidos, mas bem tranquilos e conclui em 1 hora os 7 km da prova – e estava mais que feliz por concluir! Bem, depois desta, nunca mais deixei de participar de corridas e continuo me emocionando em cada largada! Só peço a Deus que me de a oportunidade de estar presente “aqui neste planeta” por mais um pouco de tempo para que eu possa colecionar muito mais medalhas.


2) Como foi a sua evolução?

Por conta do sobrepeso é muito dificil manter o ritmo das passadas. Quando eu comecei, fazia 5km em 48 minutos - e isso me deixava desapontada. Hoje, consigo fazer os mesmos 5km em 35 minutos e pesar de ser ainda um tempo muito ruim, para a minha atual situação é bem gratificante!

Hoje, já consigo ir numa corrida de 10km e terminar em 1:20 horas :)


3) Quais as suas maiores conquistas?

Minhas maiores conquistas ate agora são duas:

1- foi vencer o medo de correr no meio de pessoas "que correm de verdade". Eu tinha vergonha do meu passo lento e do meu perfil "de não corredora" por ser gorda! Hoje, eu conheço várias pessoas deste meio e a cada dia conheço e admiro muitas outras e me sinto "em casa" quando o assunto é correr!


2- A outra, foi completar a prova dos 10km da Athenas 21k! Nunca pensei que iria conseguir e foi muito emocionante mesmo chegar ao final :)


4) Quais as próximas metas?

Este ano de 2015 eu e meus amigos montamos o projeto Sao Silvetre 2015. Então vinhamos treinamento para fazer a prova. Em junho deste ano meu pai também descobriu um cancer e desde então eu não pude me dedicar mais ao meu treinamento, mas mesmo assim, dia 31 eu estarei lá com mais de 30mil pessoas, correndo no ultimo dia do ano os 15km - e espero completar a prova sem ter que chamar o SAMU (risos).


5) O que a corrida representa na sua vida?

A corrida mudou a minha vida - ela me mostrou que se você tem força de vontade e coragem, nada é impossivel! A emoção que eu sinto em cada largada, os amigos que conheço em cada nova corrida e as medalha que ganho em cada conquista me mostram que a vida realmente vale a pena, que viver realmente é uma dádiva e eu devo cuidar de mim para poder estar aqui neste mundo por muitos e muitos anos.


6) Algum conselho ou cometário genérico que gostaria de fazer?

Não é bem um conselho - mas tenham isso em mente: Nunca aceitem "você não pode fazer isso" como resposta!

Você pode sim - seja magra, gorda, lenta, rápida, atleta ou não: o importante é ser você, fazer o seu melhor e ser feliz! E que venha a São Silvestre 2015 :)


PS: Esta foto me marcou muito porque foi a minha primeira corrida - meu cabelo estava crescendo e foi onde tudo começou - foi a Corrida da Paz em 2013.


bottom of page