top of page

Minha Primeira Corrida (Por Samantha)

Demorei um pouquinho mas aqui estou eu para contar para vocês um pouquinho das emoções da minha primeira corrida de rua! Devo começar dizendo que já sou uma pessoa ansiosa por natureza e a ansiedade com a corrida aumentou muito no dia anterior à prova, talvez porque fomos retirar os kits com a camiseta e tals e a coisa ficou mais "palpável"... Já fiquei super empolgada com a camiseta que era muito bonita (amarela e preta, já que seria a fase Alemanha da Série Delta) e de ótima qualidade. No momento da inscrição eu havia escolhido tamanho M porque não tinha muita noção dos tamanhos e tive medo de ficar muito justa e no fim ficou até um pouquinho grande, mas nada que atrapalhasse. Como o André fez na primeira prova dele, deixamos tudo pronto na noite anterior, roupas, tênis e acessórios separados, prendemos os números nas camisetas, fizemos uma refeição balanceada e fomos dormir cedo, quer dizer, fomos "deitar" cedo, porque por conta da ansiedade ainda fiquei que nem um bolinho na frigideira, rolando na cama por um bom tempo antes de dormir.



Mas, enfim, chegou o grande dia! Acordamos as 5h da manhã, ainda estava escuro, com muita névoa e muito frio, mas estava animada e não foi difícil sair da cama. Tomamos um café da manhã leve e fomos pro local da corrida, novamente no Parque da Independência no bairro do Ipiranga, onde foi a primeira prova do André. A princípio pensei que iria congelar quando chegasse lá pois não queria levar casacos e ter que deixar no guarda volumes, mas a blusinha de manga comprida que usei debaixo da camiseta (a I-Max Lupo Sport Advanced Térmica, falarei dela em outro post) foi o bastante e fiquei bem, acho que foi por conta da minha agitação porque o André estava morrendo de frio com o mesmo tipo de blusa...


Logo de cara você já sente o clima do lugar, a música, a animação das pessoas, bem parecido ao que descrevi no meu post "O começo" (quem não leu, dê um pulinho lá, vale a pena), mas dessa vez bem mais legal porque agora EU fazia parte daquele grupo que estava lá com objetivos em comum: se divertir, dar o melhor de si e superar limites. Pegamos os chips, colocamos nos tênis, encontramos amigos (o Erasmo que correria junto conosco e o Diego, que já corre a algum tempo e iria correr os 10km) e aguardamos a largada, aquecendo, alongando, tirando fotos e curtindo tudo.


Na hora da largada vem a bendita ansiedade de novo! E, acredito que para a maioria dos iniciantes, bate um pouquinho de insegurança e você se pergunta: será que eu vou terminar a prova? Será que vou ser a última a chegar? Será que só eu vou caminhar? Mas a empolgação era maior que tudo isso e não via a hora de começar!


Nos posicionamos mais atrás no nosso pelotão porque o pessoal que fica mais na frente sai em disparada e iria nos atropelar, já que nossa estratégia era andar o primeiro quilômetro e depois intercalar corrida e caminhada (3 min / 3 min). Doce ilusão...rsrs... o percurso da prova é bem diversificado, com retas, descidas e, claro, muitas subidas, e a falta de treino na rua acabou pesando nessa hora...caminhei mais do que pretendia e gostaria (e vi muuuuuita gente caminhando também!), mas corri sempre que possível (principalmente ao passar pelos fotógrafos!! Hahaha....), o André e o Erasmo foram super companheiros e me acompanharam o tempo todo, seguindo meu ritmo. Eu havia me colocado uma meta que considerei atingível, que era terminar a prova em menos de 50 min (para a primeira prova está bom vai....) e, quase no final, fiquei com medo de não conseguir atingir minha meta, surtei e dei um pique louco de velocidade, que, claro, tirou todo o meu fôlego...e ainda faltavam 300 metros para o final....mas, cá entre nós, ninguém quer cruzar a linha de chegada andando, então fiz mais um esforço e corri um pouco mais, nos últimos metros nós três demos as mãos e cruzamos o portal de chegada juntos! Meu pulmão queimava, as

pernas quase já não me obedeciam, mas consegui terminar a prova em 47 min e 59 seg. !!!


Confesso que na hora não consegui comemorar muito porque mal conseguia respirar, mas foi bom demais!

Uma pena que a organização da prova não disponibilizou uma foto legal da nossa chegada...


Toda essa experiência serviu muito como aprendizado. Vi que temos que treinar mais nos parques e na rua (li hoje que um modo de aproximar o esforço que fazemos correndo na rua com o esforço na esteira é correr com 1 grau de inclinação, vou tentar isso como opção depois eu conto se funcionou). Também quero aumentar meu tempo efetivamente de corrida...sonho com o dia que vou completar a prova inteirinha correndo! E, definitivamente, aprendi que não posso ser afobada e tenho que deixar para dar o pique de velocidade só nos momentos finais, para assim conseguir cruzar a linha de chegada sem parecer que estou morrendo e sair bem nas fotos...afinal mulher é mulher né meninas? Seja de salto ou de tênis! ;)


Já estou ansiosa para a próxima!!



bottom of page