top of page

O Bichinho da Corrida e Alimentação Ideal

Falta 1 dia para a minha primeira prova de rua (5 km uhuuuuu! Seguuuuuura a ansiedade!) e durante essa semana tinha decidido por não treinar nos últimos 3 dias para "guardar minhas energias" para o dia da prova, mas o André sugeriu que ontem eu fizesse um treino leve, uma caminhadinha, só para não deixar de treinar...e lá fomos nós para a esteira...passados os nossos costumeiros 10 minutos de aquecimento o André começou a correr e eu continuei em uma caminhada rápida...passaram 11 minutos...passaram 12 minutos...aí descobri uma coisa que me surpreendeu: eu não consigo mais ficar só na caminhada! Tive que começar a correr. Tentei manter um ritmo mais lento e no fim acabei correndo mais tempo (sem caminhar) do que em todos meus outros treinos!! Fiquei muito feliz com a minha evolução e esperançosa de que não vou fazer tão feio no dia da prova...rsrs...o bichinho da corrida realmente me infectou!


Por coincidência acabei de ler um texto do blog do preparador físico Nuno Cobra, direcionado aos iniciantes na corrida, que fala exatamente em como o começo é difícil, mas que depois de um tempo o corpo acostuma com a nova atividade e passa a ser uma coisa muito mais fácil, prazerosa e natural, e tenho mesmo sentido isso! E é bom demais!


Durante esse tempo de treinamento percebemos também que outro ponto importante para um bom desempenho nos treinos é a alimentação. E neste quesito, na minha opinião, tão importante quanto as recomendações dos especialistas (nutricionistas, preparadores, etc) é começar a "ouvir" o seu corpo. Como nós treinamos pela manhã e não temos muito tempo, comemos apenas uma fatia de pão integral com requeijão uns 15/20 minutos antes do treino, parece pouco, mas como o tempo de digestão é curto já havia percebido que se comesse mais alguma coisa além disso acabava tendo refluxo durante o treino, o que atrapalhava minha respiração. Porém, em algumas manhãs eu me sentia um pouco sem energia na corrida, não rendia como eu queria e acabava frustrada com meus resultados. Pesquisei bastante na internet, juntei várias informações e cheguei a conclusão que talvez, reforçando meu jantar no dia anterior ao treino, eu teria mais energia de manhã, já que ultimamente estava comendo bem pouco a noite, evitando carboidratos. Alguns nutricionistas diriam que essa minha idéia é furada mas resolvi tentar e deu certo! Mas por favor, não vá bater um pratão de arroz com feijão a noite e dizer que fui eu que mandei einh!! È pra comer moderadamente! Dando preferência aos alimentos integrais (arroz, macarrão). Eu, por exemplo, comi uma porção pequena de macarrão INTEGRAL com abobrinha e carne moída e rendi maravilhas na manhã seguinte! Mas quero deixar claro que isso vai de organismo para organismo, o André por exemplo não se sentiu bem neste treino (mas cá entre nós ele comeu um pouquinho mais que eu...hihihi...). A verdade é que não é tão fácil chegar no ideal, mas o negócio é ler, pesquisar e ir testando, porque seu corpo fala, basta você parar para ouvir!!


Na próxima eu volto para contar a experiência da minha primeira prova, torçam por mim!! =)


bottom of page